Página Inicial > Notícias > Votação para Diretor-geral ocorre nesta segunda-feira (30)

Votação para Diretor-geral ocorre nesta segunda-feira (30)

Votação teve início às 07h e segue até às 19h com o uso do sistema helios voting. Apuração dos votos será transmitida pelo canal da TV IFMA no Youtube a partir das 19h, logo após o fechamento das urnas.
  • publicado 30/08/2021 11h53
  • última modificação 30/08/2021 11h53

Servidores e estudantes dos campi Araioses e Itapecuru-Mirim do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) escolhem, nesta segunda-feira, dia 30 de agosto, o dirigentes máximo da unidade. A eleição para função de Diretor-geral acontece de forma remota, com a utilização do sistema Helios Votting. A votação teve início às 07h e ocorrerá até às 19h, com a apuração sendo transmitida a partir das 19h no canal da TV IFMA no Youtube.  Para votar, estudantes, servidores docentes e administrativos devem acessar o Terminal de Votação, disponível na página das eleições e também no link abaixo.  Em Araioses concorrem ao cargo os professores João Paulo e Raimundo Pinho. Já em Itapecuru-Mirim o professor Inaldo Lisboa é candidato único.

Eleitores

Poderão votar os docentes e técnicos-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, bem como estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais e a distância.

São impedidos de participar do processo de votação os funcionários contratados por empresas prestadoras de serviços terceirizados, eventuais ocupantes de cargo de direção sem vínculo efetivo, professores substitutos, aqueles que estejam contratados com fundamento na Lei no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e estudantes matriculados em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos de extensão.

Como votar com o Helios Voting

Para votar pelo sistema Helios Voting, será necessário se autenticar com as credenciais institucionais – login (matrícula) e senha do Suap, Suap Edu ou Q-Acadêmico (assista ao tutorial em vídeo). Caso o servidor ou estudante não faça uso do Suap, Suap Edu ou Q-acadêmico ou tenha esquecido a senha, será necessário criar ou atualizar seu login e senha, para que tenha acesso à ferramenta de votação. Confira o vídeo sobre as eleições do IFMA.

Conforme decreto nº 6.986/2009, a classificação dos candidatos é feita de acordo com o peso de cada segmento, sendo 1/3 para docentes, 1/3 para técnicos administrativos e 1/3 para alunos.

Acesse também os tutoriais abaixo sobre criação e redefinição das credenciais institucionais:

Como criar ou redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) no SUAP

Como redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) no Q-Acadêmico

Transmissão da Apuração dos Votos –  a partir das 19h