Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus realiza II Encontro do Fórum Municipal de Educação de Araioses
Início do conteúdo da página Notícias

Campus realiza II Encontro do Fórum Municipal de Educação de Araioses

Evento conta com programação diversificada e é destinado aos estudantes, profissionais de educação e público em geral. Inscrições são gratuitas.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 10/12/2020 01h16
  • última modificação 10/12/2020 01h22

Estão abertas as inscrições para o II Encontro do Fórum Municipal de Educação de Araioses que vai acontecer de amanhã (10) até terça-feira (15), pelo Canal do IFMA – Campus Araioses. O evento tem como temática “Desafios na pandemia, cenários para o futuro e Gestão Democrática nas escolas”, e é destinado aos estudantes, profissionais de educação e público em geral que podem fazer as inscrições gratuitamente no site do evento.

Em função da pandemia, o II Encontro será totalmente virtual e deve mobilizar a comunidade escolar, produtores, sindicatos, ONGs, instituições públicas e a sociedade em geral em torno das discussões sobre o desenvolvimento da Educação e dos diversos que compõem o cotidiano de Araioses.

 

Acesse o site do Evento e faça sua inscrição  

Acesse o Canal do Campus Araioses no Youtube 

Esse ano, o Encontro do Fórum Municipal de Educação (FME) vai contar com a participação de 30 palestrantes, entre servidores do  IFMA e de outras instituições públicas e privadas, que vão se dividir em palestras e mesas-redondas sobre diversos temas como Ensino em tempos de pandemia, empreendedorismo, orçamento, licitação, ética, serviço social e arranjos produtivos locais.

O evento é organizado pelo FME em parceria com o IFMA/campus Araioses, que integra a composição do órgão e atuou ativamente pela sua criação na Câmara de Vereadores de Araioses em março deste ano. “A criação do FME é uma demanda da própria sociedade, que compreende que só dá para agir politicamente, eliminando intermediários no processo de participação junto aos órgãos municipais, concretizando o pleno exercício da democracia”, afirma o Diretor de Administração e Planejamento do campus Araioses e representante do IFMA no FME, Rafael Ciarlini.

A influência de tantos fatores tão diversos como a situação econômica do município e a ausência de planos de melhoria das escolas locais levou o FME a se preparar para discutir a situação de Araioses de modo integral a fim de entender e reverter os baixos indicadores sociais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede os investimentos em educação, saúde e renda. “Dos 5.565 municípios, Araioses ocupa a posição nº 5.453 e a 193º entre os 217 municípios do Maranhão, ou seja com todo o potencial turístico e ambiental existente no  único Delta das Américas, nossa população está  entre as vinte e quatro mais pobres do Estado. Reverter esse quadro é nossa meta, objetivo e foco”, afirma Ciarlini.

Parcerias e Sonhos

O FME nasceu a partir de uma proposta dos alunos do 9º ano do Centro Educacional Raimundo Nonato Silva Cardoso (CERNSC), em uma disciplina ministrada pela professora Francisca Dourado, que decidiram que deveriam discutir e buscar soluções para a situação de precariedade da escola, localizada na zona rural de Araioses. O projeto inicial era a formação de uma mesa-redonda para tratar da situação de abandono do CERNSC. Para realizar o projeto, a professora buscou o apoio do IFMA e assim nasceu o I Fórum Municipal de Educação, realizado no dia 12 de dezembro de 2019, com a presença de 350 pessoas entre estudantes, professores, representantes do Ministério Público e ONG’s. Na quadra do CERNSC foram abordados temas como infraestrutura, planejamento, orçamento, transparência, segurança, controle social, prestação de contas, eleições para diretores, autonomia das escolas, grêmios estudantis, alimentação, transporte, ensino-aprendizagem, evasão escolar, abuso, violência, drogas, empreendedorismo e a importância de instituir, por lei, uma instituição permanente de discussão, participação, formulação e acompanhamento da política educacional de Araioses.

Professora Francisca Dourado, em registro no I Encontro do Fórum Municipal de Educação de Araioses (dez/2019)

Após o I Encontro, uma comissão presidida pelo IFMA e formada por diversos profissionais como professores, técnicos, advogados, contador, empresários e produtores construiu a minuta do projeto de lei de criação do FME. “Termos chegado ao entendimento de que unidos seremos capazes de mudar nossa realidade, já é um grande passo. Estamos caminhando juntos para que tenhamos cada vez mais realizações, sonhamos juntos, superamos cada obstáculo para que possamos chegar ao que idealizamos para a nossa sociedade, o desenvolvimento”, conta Francisca Dourado.

Aprovado em março desse ano, o FME vem organizando reuniões temáticas com representantes dos Arranjos Produtivos Locais, a fim de estimular a organização dos produtores para garantir que o desenvolvimento sócio-econômico contribua com a melhoria dos índices sociais e se reflita na melhoria da qualidade da Educação. “O fórum tem um papel muito importante porque esse órgão tem a coragem de encarar de frente as mazelas que prejudicam o desenvolvimento de Araioses. E tem a vocação de ser uma ponte que venha a unir e integrar toda a rede pública de Educação: IFMA, escolas estaduais e municipais. O Fórum vai ser um catalizador para melhorar a educação em todos os níveis”, afirma o Diretor de Desenvolvimento Educacional do campus Araioses, Rodson Correia.

Em função da pandemia, o II Encontro será totalmente virtual e deve mobilizar a comunidade escolar, produtores, sindicatos, ONGs, instituições públicas e a sociedade em geral em torno das discussões sobre o desenvolvimento da Educação e dos diversos que compõem o cotidiano de Araioses.

Toda a programação extensa e diversificada do evento pode ser conferida de 10 a 15 de dezembro pelo canal do campus Araioses no Youtube. A solenidade de abertura ocorre às 14h desta quinta-feira, e pode ser conferida no link abaixo:

Confira a programação abaixo ou faça o download aqui

Quinta-feira, 10.12.2020

14h às 17h – Abertura do II Encontro do Fórum Municipal de Educação de Araioses

Sexta-feira, 11.12.2020

10h às 12h – Educação e pandemia: impactos, desafios e perspectivas;
14h às 15h30 – Economia Solidária e a Autonomia Feminina;
16h às 18h – Orçamento Público;
18h às 20h – O papel do serviço social na educação.

Segunda-feira, 14.12.2020

14h às 15h – Instituto Cidadão e o Projeto de Capacitação de Professores de Matemática e Português;
15h às 16h – Educação pós-pandemia: como preparar sua escola para a volta às aulas;
17h às 19h – Criação de cursos como ferramenta para o desenvolvimento econômico por meio dos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Terça-feira, 15.12.2020

10h às 12h – Ética no serviço público e assédio moral e sexual;
16h às 18h – Licitação Pública;
18h às 20h – Educação: resistir, para existir!

Acesse o site do Evento e faça sua inscrição

Acesse o Canal do Campus Araioses no Youtube

registrado em:
Fim do conteúdo da página