Página Inicial > Notícias > Conselheiros tomam posse em Araioses

Conselheiros tomam posse em Araioses

Conselheiros têm mandato de dois anos. Órgão possui representação de todos os segmentos do Campus.
  • publicado 31/08/2019 19h53
  • última modificação 31/08/2019 19h53

Conselheiros do Colegiado Diretor do Campus Araioses tomaram posse na terça-feira, 27.

Membros titulares e suplentes do Conselho Diretor do Campus Araioses do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) foram empossados na terça-feira, dia 27. A agenda foi conduzida pelo Diretor-geral, professor Raimundo Pinho, que também ocupa a presidência do Conselho. O Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, esteve presente. Os conselheiros empossados possuem mandato de dois anos.

Acesse aqui a Galeria de Fotos

O Condir do Campus Coelho Neto é o 21º implantado no IFMA, num total de 29 unidades.  O Conselho de Campus é um órgão de natureza consultiva e deliberativa em assuntos acadêmicos, administrativos, financeiros, patrimoniais e disciplinares. Instituído em dezembro de 2018 pelo Conselho Superior do IFMA (Consup), o Condir é a Instância máxima no âmbito dos campi da instituição.

Agenor Batista é representante do segmento Sociedade Civil

Agenor Batista dos Santos é um dos conselheiros que tomaram posse no Colegiado do Campus Araioses. Ele, que é cidadão Araiosense, se coloca como defensor da educação e espera contribuir positivamente com a instituição. “Fico muito grato por esse momento em nossa cidade. Quero destacar a importância desse Instituto Federal, que era sonho e se tornou realidade. Em pouco tempo já temos muitos resultados positivos”, disse.

Raimundo Pinho falou do papel da educação na sociedade

“A cidade de Araioses nasceu da história da luta, destruição e recomeço. Essa história de resistência, e que marca a nossa região é o que nos inspira à frente do IFMA. Tenho convicção que a Educação exerce um papel crucial na busca por uma sociedade mais igual em direitos e possibilidades. A posse desse Conselho é um momento de muita alegria e satisfação”, disse Raimundo Pinho.

Reitor do IFMA destaca que Conselhos são importantes ferramentas para gestão das unidades.

Sobre a nova organização da estrutura dos campi do IFMA, Roberto Brandão observa que os Conselhos devem ser fonte de consulta e diálogo aos gestores para o ato decisório. “Vejo que deve ser uma fonte de apoio aos Diretores. Parabéns, conselheiros do Campus Araioses.  Este órgão irá discutir questões centrais da vida do campus em um grande diálogo entre as diversas representações que integram a vida da instituição. Serão tratadas questões como orçamento da unidade, o planejamento de ofertas de cursos, entre outros”.

Referente ao atual cenário das instituições federais de ensino, afetadas pelo contingenciamento de recursos orçamentários, o Reitor disse que é necessário considerar o valor social da educação e que espera que o diálogo possa resultar em “Sabemos que se a economia não vai bem há uma queda na arrecadação, principal fonte do Governo. Entretanto, esse projeto, que é a expansão e a interiorização dos Institutos Federais deve ser olhado com atenção. Os Reitores do Institutos e das Universidades Federais estão dialogando com o Ministério da Educação na tentativa de conseguir recursos necessários à manutenção dessas instituições”, observa Roberto Brandão.

Condir – A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Composição – Conselho Diretor do Campus Araioses

REPRESENTANTE DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL MEMBRO