Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA promove curso de cooperativismo para artesãos
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA promove curso de cooperativismo para artesãos

Curso oferta 50 vagas, e inscrições vão até o dia 03 de julho.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 27/06/2019 21h48
  • última modificação 28/06/2019 17h26

Para ajudar artesãos a se profissionalizar, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Araioses está promovendo o curso FIC “Cooperativismo Empreendedor: artesanato”, que vai oferecer disciplinas como Design, Marketing, Direito, Ética, Saúde Laboral, Gestão de Pessoas, e Línguas Francês/Inglês/Espanhol.O curso tem carga horária de 420 horas e oferece 50 vagas para inscrições gratuitas. As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de julho no campus.

Professores e Artesãs em agenda para tratativas sobre o curso.

“É um curso completo, para que artesãs e artesãos possam criar uma cooperativa para produção e venda de peças artesanais com a marca do Delta do Parnaíba”, diz o coordenador do curso, Rafael Ciarlini, que elaborou o projeto de extensão após ser procurado por um grupo de artesãs que queriam descobrir como o IFMA poderia ajudá-las a melhorar seus produtos. Após diversas reuniões entre os professores e as artesãs, surgiu o projeto do curso que terá 420 horas e está com as inscrições abertas até o dia 03 de julho.

De acordo com a subcoordenadora do curso, Paula Beatricy, “a artesã deverá ter condições de constituir uma cooperativa, planejando a organização de sua estrutura, além de gerenciar as atividades da cooperativa, orientando na elaboração e desenvolvimento de projetos em comunidades rurais e urbanas” “Temos um sonho, que é mostrar nosso trabalho para Araioses e outros lugares do mundo, e sermos reconhecidas como artesãs de sucesso. Somos muitos, se juntarmos da cidade e dos povoados, somos uns 500 artesãos. E há muito tempo a gente tem esse desejo de desenvolver o nosso artesanato, por isso a parceria com o IFMA é uma oportunidade única de realizar esse sonho”, conta a artesã Marcela Barbosa, que é uma das idealizadoras e colaboradora do projeto.

O Diretor geral do Campus Araioses, Raimundo Pinho Gondinho, destacou que o curso é o primeiro passo para atuar junto à comunidade no sentido de fomentar a geração de emprego e renda. “Esse projeto é nossa contribuição para melhorar um setor que tem muito potencial, porque estamos no Delta e o artesanato é uma fonte de geração de emprego e renda em uma cidade turística”, diz Gondinho.

As aulas do curso são totalmente gratuitas, e ocorrerão no Campus Araioses. Além de aprender técnicas de negociação, elaboração de plano de negócios, noções de legislação trabalhista e do consumidor, o curso vai preparar o grupo para formar uma cooperativa. “Ao final, vamos fazer o Estatuto e acompanhar o desenvolvimento desse novo negócio. Estamos apostando nesse projeto para ser a primeira empresa totalmente incubada no campus Araioses.”, diz o professor de Direito, Rafael Ciarlini.

 

Confira todos os detalhes e os documentos necessários acessando o edital do curso no site do IFMA e procure a equipe responsável no Campus Araioses para se inscrever.

 

Produtos produzidos:

 

 

Mais informações sobre o curso:

 

registrado em:
Assunto(s): Campus Araioses , edital , Extensão , IFMA
Fim do conteúdo da página