Página Inicial > Notícias > Campus recebe doação de terreno com quadra poliesportiva

Campus recebe doação de terreno com quadra poliesportiva

Transferência da área vizinha ao campus foi realizada pela Prefeitura de Araioses, por meio de lei divulgada no dia 8 de maio
  • Com informações do IFMA Campus Araioses
  • publicado 14/05/2019 19h25
  • última modificação 14/05/2019 20h36

Quadra poliesportiva situada em terreno vizinho ao campus do IFMA passará por reformas.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) recebeu da Prefeitura de Araioses a doação de um terreno com quadra poliesportiva para integrar a estrutura do campus da instituição situado na cidade. A transferência da área foi realizada por meio da Lei Municipal nº 619, de 8 de maio de 2019, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

O diretor-geral do IFMA Campus Araioses, Raimundo Gondinho, destacou a importância da doação do terreno para o Instituto. “Estamos muito felizes com esta doação, principalmente por estarmos vivendo um momento difícil para a educação federal, então é uma demonstração do reconhecimento do nosso esforço e também um voto de confiança da comunidade no nosso trabalho. Só temos a agradecer”, afirmou.

Em mensagem à Câmara, o prefeito de Araioses, Cristino Araújo, reconheceu a importância do IFMA para o desenvolvimento da cidade. “Ofertar formação profissional, científica e tecnológica para melhorar a realidade social e econômica da região”, ressaltou. O prefeito também comentou que a população “carece da prática esportiva e educacional”, o que deverá ser proporcionado pela reforma da quadra.

Negociações

As negociações para a transferência do terreno duraram mais de dois anos. O processo se iniciou no dia 03 de março de 2017, quando a Direção de Administração e Planejamento (DAP) e a Direção Geral do Campus Araioses se reuniram com o prefeito Cristino Araújo para tratar da incorporação da quadra, que está localizada em área vizinha à sede do campus. O primeiro obstáculo era o levantamento da documentação do imóvel junto ao cartório. Foram diversas reuniões para tratar do tema. A prefeitura se comprometeu com a demanda e reconheceu a importância da atuação do campus na região desde que se instalou na cidade no início de 2017, mas faltava a autorização da Câmara.

“A gente olhava para a quadra ao lado do nosso campus e víamos o futuro: nossos alunos e a comunidade tendo um espaço para praticar esportes e desenvolver eventos, ao mesmo tempo que poderíamos oferecer à cidade a reforma de um patrimônio que estava se deteriorando, sem que ninguém estivesse utilizando todo o potencial dessa estrutura”, explicou o diretor de Administração e Planejamento do campus, Rafael Ciarlini, que foi designado pelo diretor-geral para atuar como representante do IFMA no processo de doação.

“Tivemos que encaminhar ofícios solicitando audiências durante vários meses. E pensar em soluções a cada obstáculo. Mas o mais gratificante foi defender na Câmara de Vereadores o projeto de Lei, que ajudamos a construir em parceria com a Procuradoria Jurídica Municipal, e receber a aprovação unânime dos parlamentares”, comentou Ciarlini, que fez duas defesas do projeto de lei – para a Comissão de Educação e na tribuna da Câmara.

A doação foi feita seguindo toda a tramitação legal. Após o levantamento da documentação para verificação de limites e informações do registro do imóvel, foi feito o projeto de lei encaminhado pela prefeitura à Câmara, que tramitou o processo rapidamente. Os vereadores foram informados de como se daria a administração da quadra pelo IFMA e, após manifestações de apoio, os membros se decidiram pela aprovação da doação do terreno e da quadra. “Sabemos que é o melhor colocar a quadra nas mãos de uma instituição federal, séria, que já vem fazendo a diferença em Araioses. Esse patrimônio vai servir ao povo de Araioses também porque o IFMA vai cuidar, vai organizar o uso do espaço”, afirmou o vereador Felipe Vaz. Após a autorização pela Câmara, a prefeitura sancionou a lei, que determinou a doação do terreno de 6.761,84 m² onde está construída a quadra, que precisa de uma ampla reforma para funcionar como complexo esportivo.