Página Inicial > Notícias > Campus promove SNCT 2018

Campus promove SNCT 2018

No local foram realizadas palestras, minicursos e oficinas envolvendo diversos temas.
  • Ascom, com informações do Campus
  • publicado 09/11/2018 14h54
  • última modificação 09/11/2018 14h56

O Instituto Federal do Maranhão – Campus Araioses – promoveu nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2018, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – “Ciência para a redução das desigualdades”. No local foram realizadas palestras, minicurso e oficinas envolvendo temas que entrelaçam desde a paleontologia, energias sustentáveis, até a astronomia, sempre enfatizando sua importância científica, social, histórica e turística.

Uma das palestras foi proferida pelo professor Bruno Felipe Sousa, que falou sobre Energias Oceânicas: corrente de maré e gradiente de maré. Potencial da baia de São Marcos. Em seguida, foi a vez do professor Rafael Matos Lindoso, que tratou da Carreira em Geociências: perspectivas de atuação no Maranhão.

O segundo dia foi marcado pela realização dos minicursos: Turismo sustentável; Etnobotânica; Robótica de baixo custo com uso de arduíno; Astronomia Antiga, a esfera celeste e sistemas de coordenadas astronômicas. Para finalizar o dia, das 18h às 21h, foi realizado o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), com apresentação de trabalhos.

As atividades foram encerradas com a palestra do professor do IFMA – Campus Barreirinhas – Ariel Soares Teles, que discorreu sobre “Internet das coisas para a redução de desigualdade”. Já os discentes realizaram a mostra de saberes ecológicos, com apresentações e desenvolvimento dos projetos.

Ao avaliar as ações, a Coordenação da SNCT 2018 diz que o desenvolvimento de um país perpassa pela qualificação pessoal, na qual é permitido à população acesso a um leque de informação disponível nas mais diversas áreas do conhecimento. “Desta forma, é de suma relevância que, desde os primeiros anos da educação formal, estudantes tenham contato com a maneira científica de produzir conhecimento e com as principais atividades humanas que têm moldado o meio ambiente e a vida humana ao longo da história”.

A Semana tem o objetivo de aproximar Ciência e a Tecnologia da população, criando uma linguagem de aprendizagem científica acessível, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a comunidade na discussão das implicações sociais da ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. Busca ainda socializar e avaliar a produção oriunda da pesquisa científica, desenvolvida nos campi do IFMA e outras IEs, por alunos bolsistas e docentes orientadores e colaboradores.

Participaram da organização, os servidores e servidoras André Wallas Sousa (Coordenador do Projeto), Helder Araújo de Carvalho, Luís Mesquita Filho, Liana Eida dos Reis, Silvia Mônica Lima, Hellem Torres e João Paulo Rebouças.