Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Prorrogadas inscrições para cursos na área de Direito
Início do conteúdo da página Notícias

Prorrogadas inscrições para cursos na área de Direito

Inscrições podem ser feitas até o hoije, 19 de junho. No total, 320 vagas estão disponíveis para comunidade.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 19/06/2018 12h33
  • última modificação 19/06/2018 12h33

As inscrições para oito cursos de Extensão na área de Direito no Campus Araioses do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) foram prorrogadas até a terça-feira, 19 de junho. Com a retificação dos editais, agora, a oportunidade também está disponível para pessoas que não tenham concluído o Ensino Médio completo. Os cursos oferecem desde noções teóricas até noções práticas do Direito, como as fórmulas usadas para se calcular a rescisão de um contrato de trabalho e serão desenvolvidos de junho a novembro desse ano, na sede do campus e em escolas da zona urbana e rural da região. Com carga horária de 20 horas, cada um, os cursos compõem uma série dividida em dois blocos: “Primeiras Lições de Direito” (com noções teóricas) e “Prática Jurídica” (com noções técnicas por meio de estudos de casos). No total, 320 vagas estão abertas, sendo 40 para cada um dos cursos. Todos os cursos são gratuitos.

A série começa com o projeto “Primeiras Lições de Direito: Filosofia Jurídica”, onde os participantes vão estudar as relações entre Direito, Ética, Justiça e Sociedade e a influência desses elementos no cotidiano. As aulas serão ministradas nos dias de segunda e quarta-feira, no turno vespertino.

O segundo curso será “Primeiras Lições de Direito: Sociologia Jurídica”, com 20 horas, será ministrado no período Noturno e tem como foco principal a reflexão sobre a Função Social do Direito. “O aluno desse curso vai conhecer instrumentos que permitem entender processos como a modernização social”, explica o coordenador da série, professor Rafael CIarlini (Direito/IFMA).

No mês de julho, serão ministradas as aulas do curso “Primeiras Lições de Direito: Ciência Política” que visam promover aos alunos o conhecimento das relações políticas nos âmbitos regional, estadual e nacional. As aulas serão no turno vespertino, de segunda a quinta-feira.

O quarto curso tem como público-alvo principalmente profissionais que atuam nas áreas de saúde, assistência social, mas está aberto a toda a comunidade. O curso “Primeiras Lições de Direito: Psicologia Jurídica” oferece noções de Direito e Psicologia e será ministrado no período vespertino, nos dias de segunda e quarta-feira.

Os aspectos práticos serão estudados por meio de estudos de casos a partir do projeto Prática Jurídica: Registro Empresarial – voltado para empreendedores e comunidade em geral, o curso possibilita o conhecimento da legislação e dos procedimentos que devem ser seguidos por quem deseja abrir um negócio.

Prática Jurídica: Propriedade Industrial oferece conhecimento sobre como legalizar criações como inventos, marcas, nome empresariais, desenhos industriais. O curso, de 20 horas, deve ser ministrado no mês de setembro no período matutino.

No mundo do trabalho, emprego e desemprego fazem parte da realidade brasileira, o que implica em necessidade de lidar com cálculos nem sempre fáceis de fazer, pois envolvem conhecimentos legais além de noções matemáticas. O projeto Prática Jurídica: Cálculo de Rescisão Trabalhista aborda o cálculo trabalhista que deve ser feito pelas empresas.

O último curso – Prática Jurídica: Cálculo de Custeio Previdenciário – será ministrado no mês de novembro, no turno vespertino, e tem como público-alvo empresários e trabalhadores, além de ser aberto a toda a comunidade. O projeto faz estudos de casos e discute a importância das obrigações previdenciárias.

Inscrições

Para efetuar as matrículas, os candidatos devem entregar Ficha de Inscrição Preenchida (Anexo – Editais), foto 3X4, cópia do RG e CPF, documento de escolaridade (Certificado de Conclusão/Histórico ou Declaração – original e cópia), Certidão de Nascimento ou de casamento (original e cópia), Prova de Quitação com as obrigações do Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos – cópia e original), título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (cópia e original).

Acesse aqui o edital referente ao curso Primeiras Lições de Direito: Filosofia Jurídica

Acesse aqui o edital referente ao curso Primeiras Lições de Direito: Sociologia Jurídica

Acesse aqui o edital referente ao curso Primeiras Lições de Direito: Ciência Política

Acesse aqui o edital referente ao curso Primeiras Lições de Direito: Psicologia Jurídica

Acesse aqui o edital referente ao curso Prática Jurídica: Registro Empresarial

Acesse aqui o edital referente ao curso Prática Jurídica: Propriedade Industrial

Acesse aqui o edital referente ao curso Prática Jurídica: Cálculo de Rescisão Trabalhista

Acesse aqui o edital referente ao curso Prática Jurídica: Cálculo de Custeio Previdenciário

registrado em:
Fim do conteúdo da página