Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Semana de Meio Ambiente movimenta o Campus
Início do conteúdo da página Notícias

Semana de Meio Ambiente movimenta o Campus

A II Semana de Meio Ambiente teve como tema a sustentabilidade dos recursos pesqueiros no delta do rio Parnaíba. O evento aconteceu nos dias 5, 7 e 9 de junho.
  • Com informações do Campus
  • publicado 13/06/2018 14h52
  • última modificação 14/06/2018 12h20

O objetivo foi de discutir a respeito da sustentabilidade na exploração dos recursos naturais.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Araioses realizou nos dias 5, 7 e 9 de junho a II Semana de Meio Ambiente: sustentabilidade dos recursos pesqueiros no delta do rio Parnaíba. O objetivo foi de discutir a respeito da sustentabilidade na exploração dos recursos naturais, debater a respeito da sustentabilidade na exploração dos recursos naturais e identificar alternativas viáveis para a manutenção dos recursos pesqueiros. A Semana foi coordenada por João Paulo Rebouças com o apoio de Luis Mesquita de Sousa Filho, André Sousa, Lívia Soares e Paula Moreira. A Semana é uma alusão ao Dia do Meio Ambiente e Ecologia.

Segundo o coordenador do projeto João Paulo Rebouças a II Semana de Meio Ambiente teve o objetivo de discutir e debater junto à comunidade aspectos atrelados à exploração dos recursos pesqueiros. “Esse momento é muito importante, pois há uma troca de informações entre palestrantes e o público, representado pela comunidade interna e externa, o que nos possibilita trabalhar conceitos e métodos aplicados na exploração racional dos recursos pesqueiros e assim poder refletirmos nossa situação enquanto cidadãos e integrantes do meio ambiente”, relatou.

Já o professor Luis Sousa Filho destacou o papel da escola para abordar esse tipo de evento. “A escola, como um ambiente de diversas ideias e de sistematização do conhecimento, possui o dever de promover a difusão da sustentabilidade de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem através de palestras e encontros com informações relacionadas às espécies regionais, habitats, ecossistemas ou a qualquer outro componente dos ambientes locais, corroborando também para a troca e fornecimento de informações, junto a sociedade, sobre a conservação do meio ambiente”, destacou.

Programação

A II Semana de Meio Ambiente: sustentabilidade dos recursos pesqueiros no delta do rio Parnaíba iniciou no dia 05 de junho de 2018 com a Reprodução e debate do documentário Josué de Castro: cidadão do mundo (1994), com as professoras Lívia Soares e Paula Moreira e o professor João Paulo Rebouças.

No dia 07 de junho de 2018 houve uma mesa redonda: sustentabilidade dos recursos pesqueiros no Delta do Rio Parnaíba, com a professora Jane Lopes (UFMA), que desenvolve pesquisas que visam gerar, adaptar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos, sócio econômicos e ambientais para exploração racional de peixes a fim de melhorar a qualidade de vida atual dos pequenos produtores do município de Araioses (MA); Senhor Valmir de Oliveira Fernandes – Associação de Pescadores e Catadores de Caranguejos de Araioses (MA); Professor André Wallas — IFMA.

Por fim, no dia 09 de junho de 2018 ocorreu uma visita técnica à fazenda Benício para conhecer o processo de produção de pescado em cativeiro. Lá o administrador da fazenda falou um pouco sobre o processo de produção do pescado. Também houve a discussão da temática Meio Ambiente e Sustentabilidade junto a produção de pescado com os professores João Paulo Rebouças, André Wallas e Luis Mesquita.

Confira o folder do evento.

 

           

Fim do conteúdo da página